O que é a osteoporose?

Osteoporose é uma patologia que afeta os ossos, levando a uma fragilidade óssea.

A principal complicação da osteoporose é a fratura, gerando um alto índice de mortalidade e morbidade, principalmente nas fraturas de fêmur em pacientes idosos.

É uma doença que se tratada adequadamente leva a um aumento da densidade óssea e previne fraturas.

O que provoca a osteoporose?

A osteoporose é causada devido a um desbalanço entre a produção e a reabsorção óssea, associada a uma alteração na qualidade do osso.

A principal causa de osteoporose é devido ao envelhecimento, com a redução da produção hormonal na mulher.

Porém, existem outras causas que aumentam o risco de osteoporose, como:

• doenças inflamatórias (artrite reumatoide e lúpus por exemplo)
  • uso de alguns medicamentos (como corticoide)
  • tabagismo e algumas doenças (a exemplo a doença celíaca).

Como diagnosticar a osteoporose?

O diagnóstico é realizado por um exame que chama densitometria óssea, no qual é avaliado a coluna lombar, colo femoral, fêmur total e em alguns casos o rádio distal.

Outra forma possível de se realizar o diagnóstico é nos casos no qual o paciente apresenta uma fratura por fragilidade, ou seja, com um impactado mínimo (como uma queda da própria altura).

Quais os sintomas da osteoporose?

Quais os tratamentos para a osteoporose?

Hoje existem diversos tratamentos para osteoporose.

Esse tratamento é escolhido a depender da gravidade da osteoporose, do local com densidade óssea pior, se existe algum problema renal e a preferência do paciente.

Há disponível medicamentos via oral, intravenosos e subcutâneos.