As principais dúvidas dos pacientes

É o médico especializado em doenças auto imunes (patologias no qual o corpo ataca o próprio corpo), doenças dos ossos e dos músculos.

Entre as doenças imunomediadas as mais comuns são: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, esclerose sistêmica, vasculites, entre outras.

Nos ossos a patologia mais comum é a osteoporose.

Da parte osteomuscular cuidamos da osteoatrite (artrose), tendinite, bursite e dor crônica (principalmente fibromialgia).

Os principais sintomas das doenças reumatológicas são as dores, principalmente nas articulações. Porém existem diversos outros sintomas, como fraqueza, dor nas costas, febre, queda de cabelo, lesões na pele ou unhas, entre outros. Então caso você tenha algum desses sintomas, vale a pena visitar um reumatologista para uma avaliação.

Muitas vezes recebemos encaminhamento de outros colegas médicos, como ortopedistas, oftalmologistas, pneumologistas, nefrologistas e dermatologistas, pois as doenças reumatológicas acometem diversos órgãos e tecidos, levando os pacientes a procurarem primeiro outros especialistas antes de chegar até nós.

Esse é um termo popular para se referir as doenças reumatológicas, porém não existe a doenças “reumatismo”.

Dentro da reumatologia, existem diversas doenças, cada uma com sintomas, diagnóstico e tratamento próprio.

Se o seu médico fala que você tem reumatismo, questione o nome correto da patologia para você entender melhor a sua doença.

Não. A artrite reumatoide é uma doença com potencial de deformar as articulações e causar grande perda de autonomia ao paciente. Porém, quando diagnosticada no início e tratada de forma correta a doença entra em remissão (fica dormindo) sendo possível evitar os danos articulares e trazer uma boa qualidade de vida ao paciente.

Não. Como descrito acima o termo reumatismo não se refere a nenhuma doença em específica e as dores articulares podem ter diversas causas.

Entre as principais estão patologias osteomusculares (como tendinite, artrose), inflamatórias (como as doenças reumatológicas), metabólicas (como diabetes), infecciosas entre outras.

Pode, porém, fibromialgia é um diagnóstico de exclusão.

É necessário uma avaliação detalhada na anamnese, exame físico e laboratorial a fim de descartar outras doenças que podem levar a uma dor generalizada ou até mesmo uma dor localizada que causa tanto desconforto levando a uma sensação difusa.

Existe uma possibilidade maior de você ter a doença quando comparado a uma população que não tenha parentesco de primeiro grau com lúpus.

Algumas doenças reumatológicas tem dentro da etiopatogênese (a causa da doença) a predisposição genética. Ou seja, uma maior chance de ter a doença quando um parente de primeiro grau à tem.

No lúpus por exemplo existe um aumento da chance de 17x a mais de ter a patologia quando um parente de primeiro grau tem, em comparação a uma população sem a doença.

Outra doença com herança genética importante é a espondilite anquilosante.

Pode. Porém, é uma decisão tomada e compartilhada com seu reumatologista, pois a sua doença deve estar em remissão (“dormindo”) pelo menos durante seis meses antes da concepção e você não deve estar usando nenhum medicamento que faça mal ao feto (teratogênico).

Existem doenças que aumentam o risco de complicação durante a gestação, tanto para o feto quanto para a mãe, por isso toda decisão de engravidar deve ser planejada e bem discutida com o obstetra e o reumatologista para amenizar os riscos.

O FAN é um exame laboratorial que nos ajuda e muito no diagnóstico de diversas doenças, contudo, ele deve ser solicitado dentro de um contexto clínico. Ou seja, ele não deve ser pedido como um “check-up”, pois sua positividade isolada não tem significado clínico.

Caso seu exame do FAN seja positivo o melhor é procurar um reumatologista para entender se existe ou não alguma doença reumatológica associada.

Há uma parcela da população saudável com esse exame reagente e sem nenhuma doença associada, então não se desespere, o conhecimento e a orientação adequada é sempre o melhor caminho.

Restou dúvidas?

Fale conosco

    Nome e sobrenome

    Telefone

    E-mail

    Assunto

    Mensagem

    Entre em contato para agendar sua consulta!