O que é a gota?

A gota é uma das artrites inflamatórias mais comuns, ou seja, ocorre uma inflamação dentro da articulação, levando dor, inchaço e aumento da temperatura no local da “junta” afetada.

O que causa a gota?

Ocorre uma deposição do cristal de ácido úrico dentro da articulação, com isso ocorre uma resposta inflamatória, levando a uma dor intensa.

Como diagnosticar a gota?

O diagnóstico muitas vezes é clínico, com uma inflamação principalmente da articulação do primeiro dedo do pé, porém outras articulações também podem ser acometidas.

A dosagem do ácido úrico é importante para o diagnóstico e depois para o seguimento.

Em algumas articulações, como o joelho, durante a crise da gota, ao se realizar a punção da articulação e envio do líquido para analise, encontra-se a presença do cristal (esse é o exame padrão ouro).

Alguns exames como ultrassom, tomografia e ressonância podem ser uteis nos casos de dúvida diagnóstica.

Quais os sintomas da gota?

Dor articular, em crises, que tendem a se resolver após um determinado período.

A principal articulação acometida é a do primeiro dedo do pé, porém outras articulações como joelho, tornozelo, cotovelos e mãos também podem inflamar.

Alguns pacientes com gota de longa data, podem apresentar tofos, que são nodulações causadas por depósito do cristal de urato, que se localizam principalmente em cotovelos, joelhos, orelha.

A gota quando não tratada corretamente pode levar a destruição da articulação.

Quais os tratamentos para a gota?

Durante a crise de gota se usa medicamento anti-inflamatório (como AINEs ou corticoide) e colchicina.

Para redução do ácido úrico o principalmente medicamento usado é o alopurinol, porém existem outras opções, que em casos mais importantes podem ser combinadas com esse medicamento.