O que é a artrose?

Ocorre uma ruptura e a perda da cartilagem articular, associada a um aumento ósseo.

Acomete principalmente paciente idoso, levando a dor nas “juntas”.

Pode acometer as mais diversas articulações, sendo mais frequente nos joelhos, mãos, coluna e quadril.

Ocorre devido sobrecarga sobre a articulações, porém fatores genéticos também estão envolvidos.

Como diagnosticar artrose?

O diagnóstico é realizado por meio de:

• exame físico
  • anamnese
  • exame de imagem (radiografia ou tomografia).

Quais os sintomas da artrose?

Dor articular principalmente ao se movimentar/iniciar o movimento, subir escada e agachar.

Pode sentir as articulações crepitando (“rangendo”).

Nas mãos pode-se notar aumento ósseo, com aparecimento de nodulações endurecidas nas articulações dos dedos.

Em casos mais avançados leva a uma redução da movimentação articular.

Quais os tratamentos para artrose?

O principal tratamento clínico para artrose é o fortalecimento da musculatura ao redor da articulação e redução da carga sobre aquela articulação (perda de peso).

Medicamentos analgésicos para controle da dor.

Nos casos mais avançados existe a opção cirúrgica para colocação de prótese articular.