O que é a espondilite anquilosante?

Espondilite anquilosante é uma doença que geralmente afeta pacientes dos 25 aos 45 anos de idade, causando principalmente dores nas costas.

Pode causar dor também nas articulações periféricas (joelhos, cotovelos, tornozelos, mãos e pés).

É uma doença imunomediada, ou seja, ocorre uma desregulação inflamatória do corpo.

O que causa a espondilite anquilosante?

A causa se inicia com inflamação na entese (local de inserção dos músculos nos ossos). Essa inflamação acaba invadindo a articulação levando também a inflamação articular.

Devido a esse processo ocorre um aumento da produção óssea, levando a famosa “coluna em bambu” da espondilite anquilosante.

Existe um fator genético importante envolvido, com aumento da chance de ter a doença se um parente de primeiro grau à tem.

Como diagnosticar a espondilite anquilosante?

O achado clínico de maior relevância é a dor na coluna, se apresenta principalmente pela manhã e com melhora à movimentação.

Avalia-se no exame físico as outras articulações e as principais enteses do corpo.

Uma radiografia da coluna e da bacia, podendo nos casos mais leves fazer o uso da ressonância magnética, são necessários para o diagnóstico.

Dosagem do HLA b27 (um marcador genético) faz parte dos critérios diagnósticos.

Quais os sintomas da espondilite anquilosante?

• dor na coluna
  • dor nas articulações
  • dor embaixo do calcanhar
  • olho vermelho
  • entre outros.

Quais os tratamentos para a espondilite anquilosante?

O tratamento inicial é com anti-inflamatório.

Nos casos que não obtém melhora é indicado um tratamento mais intenso com outros medicamentos, a fim de evitar as complicações e limitações que essa doença pode causar se não for corretamente tratada.

Atualmente existem diversas opções terapêuticas disponíveis para o tratamento, buscando sempre a remissão (deixar a doença dormindo).