Mulher com dor na articulação do punho (artrite reumatoide)

Artrite Reumatoide: a doença autoimune que causa dor e inflamação nas articulações

A Artrite Reumatoide é uma das principais doenças autoimunes existentes, afetando cerca de 1% de toda a população mundial.

Esta doença se caracteriza por uma inflamação persistente das articulações, que pode levar à dor, rigidez, deformidade e perda de função, causando uma queda brusca na qualidade de vida do paciente.

A seguir, você entenderá melhor como está patologia ocorre, os mecanismos por trás dessa complexa doença autoimune e quais as opções de tratamento para aliviar a dor e controla a inflamação.

Principais sintomas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune onde o sistema imunológico ataca o próprio corpo.

Neste caso, os alvos são as membranas sinoviais, que revestem as articulações e produzem um líquido lubrificante, responsável por reduzir o atrito entre os ossos.

Quando esta doença autoimune ocorre, acontece uma inflamação crônica, que pode danificar cartilagens, tendões e ossos, ocasionando alguns sintomas:

• Dor nas articulações (especialmente nas mãos, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos)
  • Rigidez articular, especialmente pela manhã ou após períodos de inatividade
  • Inchaço nas articulações
  • Dor simétrica (afeta as mesmas articulações dos dois lados do corpo)
  • Vermelhidão ou calor nas articulações afetadas
  • Fadiga
  • Febre baixa
  • Perda de peso
  • Fraqueza muscular

Estes sintomas também podem variar de frequência e intensidade, podendo haver, inclusive, períodos de melhora (remissão) ou piora (crise).

Além disso, a artrite reumatoide pode acabar afetando outros órgãos do corpo humano como os olhos, pulmões, pele, coração, vasos sanguíneos e nervos.

Como diferenciar os sintomas de artrite reumatoide de outras dores comuns?

Para saber se os sintomas são oriundos da artrite reumatoide ou se são apenas dores comuns, é importante observar a localização, a duração e a simetria da dor.

As dores comuns costumam ser passageiras, localizadas em uma única articulação e relacionadas a algum trauma ou esforço físico.

Porém, as dores da artrite reumatoide são persistentes, afetam várias articulações e não têm uma causa aparente.

Outro ponto que costuma ser indício desta doença é a simetria da dor, que não afeta apenas um lado, bem como a sua duração, que costuma ser maior.

Para que o diagnóstico seja correto, portanto, é essencial que o paciente seja avaliado por um(a) médico(a) reumatologista altamente especializado neste tipo de doença, que poderá fazer uma avaliação mais precisa, baseando-se no histórico do paciente, exames físicos, laboratoriais e de imagem.

Quais as causas da artrite reumatoide?

A artrite reumatoide, assim como outras doenças autoimunes, não possui ainda uma causa exata identificada pela literatura médica, mas acredita-se que exista uma combinação de fatores genéticos, ambientais e hormonais que predisponham algumas pessoas a desenvolverem essa doença.

Fatores genéticos

Pesquisas mostraram que certos genes podem facilitar o reconhecimento das células sinoviais como estranhas pelo sistema imunológico. Estes genes estão mais presentes em pessoas de origem asiática ou europeia.

Fatores ambientais

Alguns fatores relacionados ao ambiente, como infecções virais ou bacterianas, tabagismo, poluição do ar e exposição a certas substâncias químicas ou minerais, podem desencadear ou agravar a resposta inflamatória nas articulações.

A microbiota intestinal vem sendo estudada.

Qual o tratamento para diminuir a dor e inflamação nas articulações causada por esta doença?

A artrite reumatoide é uma doença que não possui cura, porém, é possível realizar um tratamento contínuo com o objetivo de controlar os sintomas, diminuindo as dores e melhorando a qualidade de vida do paciente.

O tratamento para esta doença é individualizado e depende da gravidade da patologia, da resposta aos medicamentos e das preferências do paciente.

Em geral, o tratamento envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides e imunossupressores, que atuam reduzindo a atividade do sistema imunológico e impedindo a progressão da doença.

Além dos medicamentos, o tratamento também pode incluir medidas não farmacológicas, como fisioterapia, exercícios físicos, orientação nutricional, apoio psicológico terapias biológicas e mudanças no estilo de vida.

O objetivo é manter a função articular, prevenir as deformidades e promover o bem-estar dos pacientes.

Por isso, devido à complexidade deste tipo de doença autoimune, é importante que você procure um médico especializado em reumatologia e terapia biológica.

Assim, é possível individualizar o tratamento, levando em consideração o tipo e o estágio da doença, seu estilo de vida e demais características.

Fale comigo e agende sua consulta! Com um acompanhamento empático e humanizado podemos reestabelecer sua qualidade de vida.