O que é a artrite psoriásica?

A psoríase é uma inflamação da pele, ocorrendo um aumento da epiderme e estimulação inapropriada.

A inflamação pode acometer as articulações e a coluna, resultando na artrite psoriásica.

Até 30% dos pacientes com psoríase cutânea pode evoluir para o acometimento articular, sendo a idade mais comum por volta dos 40 anos.

O acometimento da pele geralmente vem antes da articulação, porém, existem pacientes no qual o inicio articular ocorre primeiro.

Como diagnosticar a artrite psoriásica?

Diagnóstico é clínico e laboratorial.

Ocorre inflamação das articulações (principalmente das mãos e pés) com persistência dos sintomas por mais de 6 semanas.

Nos exames laboratoriais encontramos aumento de marcadores inflamatórios (PCR e VHS) e na grande maioria das vezes positividade de exames imunológicos (Fator Reumatoide e Anti-Citrulina).

Alguns exames podem nos ajudar a ver a inflamação articular, principalmente nos casos iniciais, entre eles estão o ultrassom das articulações e a ressonância magnética.

Quais os sintomas da artrite psoriásica?

• inflamação da articulação
  • dor na coluna (principalmente pela manhã)
  • alteração das unhas
  • lesões na pele.

Quais os tratamentos para artrite psoriásica?

Existem diversos tratamentos disponíveis a depender da gravidade da pele e de qual articulação está acometida.

Com o tratamento a maioria dos pacientes entram em remissão (doença adormecida), tanto das lesões da pele quanto articular.

Mais precoce for o tratamento, maior a chance de sucesso.