O que é a fibromialgia?

É uma síndrome doloroso crônica, que se manifesta como dor muscular generalizada e fadiga. Muitas vezes vem associada com alterações do humor (depressão, ansiedade) e do sono.

Acomete mais as mulheres, podendo chegar a uma taxa de 8% da população e acometer qualquer idade.

Como diagnosticar a fibromialgia?

A fibromialgia é uma patologia com o diagnóstico clínico. Não existe nenhum exame laboratorial que define esse diagnóstico.

Ela pode vir sozinha ou em associação com outras doenças.

Para o diagnóstico usamos ferramentas (scores) de pontuação a depender das regiões dolorosas, dos sintomas associados (distúrbio de sono, fadiga, cognitivo, humor, cefaleia) e do tempo de duração.

Quais os sintomas?

Dor difusa/generalizada, crônica, que envolve regiões periféricas e centrais do corpo.

Em geral os paciente tem dificuldade de localizar a dor (músculo, tendões, articulação). A característica da dor é variável, podendo ser descrita como queimação, pontada e cansaço.

Paciente muitas vezes relata edema e formigamentos, porém não objetivos no exame físico.

Geralmente vem associada com alteração do sono, humor, cefaleia, dor abdominal, fadiga, alteração de memória/concentração.

Qual o tratamento?

O tratamento se divide em farmacológico e não farmacológico.

Não farmacológico: educação do paciente sobre a doença, atividade física e terapia psicológica

Farmacológica: antidepressivos, relaxantes musculares entre outros